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Doutrina

Doutrinas da Cristo Vive

O Apóstolo Dr. Miguel Ângelo da Silva Ferreira empenha-se em promover, com a defesa e pregação de suas teses, uma pró-reforma no Protestantismo. Considera que a Reforma Protestante iniciada por Martinho Lutero não se consumou, absorvendo, com o passar dos anos, princípios doutrinários, teológicos e pastorais que estagnaram a igreja institucionalizada e puseram sobre os seus ombros o fardo de ritos, deveres, abluções, proibições, sacrifícios e demais obrigações judaicas e legalistas.

Como propagador da Graça, com fundamento na Bíblia Sagrada – em especial as quatorze epístolas do apóstolo Paulo, propõe a libertação do jugo da lei para um viver orientado pelo conhecimento e pela revelação da Palavra de Deus – confirmada pela manifestação do Espírito Santo na Igreja, que é o sinal visível do Criador entre os homens.

Teses defendidas

Eram seres angelicais, e a seu tempo foram revestidos de carne, para o cumprimento do plano de Deus. Os eleitos conhecem sua origem em Deus. Possuem em si a semente incorruptível de Deus. Não há universalidade de escolha, e, portanto, não há universalidade de salvação. A salvação é somente para os eleitos; quem é salvo, é salvo eternamente. Eleição, escolha, resgate e salvação manifestam-se pela Graça de Deus, e não por obras dos homens.

Deus predestina para a salvação aqueles a quem Ele elegeu. A soberania de Deus. O falso livre arbítrio. A existência das duas sementes. Os predestinados são chamados na Bíblia de “cem ovelhas”, “tantos como a areia do mar”,”144 mil”, “trigo”, “vasos de honra”, “propriedade exclusiva de Deus”. A certeza da salvação. A garantia da salvação.

Foi selado um pacto perfeito com o sangue do Cordeiro. A gratuidade da salvação. A libertação do poder do diabo. O cristão é resgatado do império das trevas para o Reino de Deus.

O pecado e suas consequências: “a incapacidade total do homem”, “não há quem busque, nem quem entenda”, “o homem sem Cristo está morto em pecados e delitos”.

  • Crescimento espiritual.

  • Autoridade espiritual.

  • Firmeza de confissão.

  • Olhos iluminados.

  • Vivência de uma realidade segundo o Cristo ressuscitado – “a ninguém conhecemos segundo a carne”.
    Consciência de estar sentado em lugares celestiais com Cristo Jesus. Os fundamentos paulinos como base de vida espiritual.

Cristo histórico x Cristo ressuscitado. Cristo morreu para o resgate dos Seus eleitos, escolhidos e predestinados.

Na Palavra de Deus. Na revelação que não é privilégio do magistério eclesiástico, como diz a tradição, mas de todo o povo de Deus. Na comunhão e no ministério sacerdotal, profético e real de Jesus Cristo em cada cristão.

Um só Senhor, uma só fé, um só batismo. A marca da salvação é dada na confissão de Jesus Cristo como Salvador e Senhor, ou seja, no batismo do Espírito Santo. Ninguém pode dizer que Jesus é o Senhor, senão pelo Espírito.

  • Sua existência.

  • Sua hierarquia.

  • Sua ação e seu ministério propriamente dito em favor dos que herdam a salvação.

  • Sinal visível da salvação.

  • Corpo místico de Cristo.

  • Sinal de Cristo.

  • Sinal de Unidade, abrindo perspectivas para o homem renascido do Espírito pela mensagem profética e selo do Espírito Santo.

  • Evangelismo fundamentado segundo o novo pacto, cujas promessas são melhores e superiores.

  • Uma Igreja sem manchas e sem rugas – a noiva de Jesus Cristo.

  • Pelo conhecimento que tinha Paulo do Antigo Testamento.

  • Pela sua doutrina de coerência.

  • Pela revelação da Graça de Deus que recebeu da boca do Justo.

  • Pela unidade que elas estabelecem entre si.

  • Pela mensagem específica da Graça de Deus aos gentios.

Abraão, primeiro dizimista entregando seu dízimo espontaneamente a Melquisedeque, rei de Salém, antes da lei. O dízimo é do Senhor. É uma atitude de reconhecimento e de gratidão para com Deus. É um gesto de desprendimento dos bens materiais diante de Deus. É uma semeadura nos canteiros da obra de Jesus Cristo. É uma forma de rechaçar a pobreza e a miséria, males que ofendem e humilham o homem.

  • O dízimo é honrado por Deus.

  • O dízimo é anterior à lei.

  • O dízimo é uma medida sagrada.

  • Aquilo em que ele crê, isso ele fala: confissão de boca.

  • A confissão como fonte de vida e não de morte.

  • São salvos os inscritos no livro da vida.

  • Seus nomes jamais serão apagados.

  • Os livros das recompensas e dos galardões; o livro dos viventes.

  • Instituída antes da lei, entre Melquisede e Abraão.

  • Revelada ao Apóstolo Paulo, pelo Cristo Ressuscitado.

  • Único sinal físico do Novo Pacto.

Credo Professado

  • Num Deus Único, Soberano, Criador e Sustentador de toda a criação.

  • Autor e Condutor de toda a História, tanto do Cosmos como da salvação – o Senhor Jesus Cristo, que se manifestou triunicamente: como Pai na criação, como Filho na redenção, como Espírito Santo nestes últimos dias.

  • Num Deus que realizou a redenção salvadora pela Sua morte, na manifestação de Filho, feito homem, bem como na Sua ressurreição.

  • No dom da fé para a salvação por Graça. Num Espírito vivificante, renovador e santificador, que se move e se manifesta na vida da Igreja, selando Seu povo para a redenção.

  • Na Predestinação e Eleição do justo. Nos dons e chamada irrevogáveis.

  • Na prosperidade dos fiéis.

  • Na manifestação do Cristo revelado nos acontecimentos da história individual de Seus eleitos e coletiva de Seu povo.

  • No viver do justo por fé.

  • Na comunhão dos espíritos dos justos chamados para serem santos.

  • Numa só fé, um só batismo, um só Senhor.

  • Na ressurreição dos cristãos e na vida eterna.

  • Na vida terrena vitoriosa.

  • Na segunda vinda, definitiva, de Cristo, para consumar a História, como Ômega, arrebatando os escolhidos, eleitos e predestinados, judeus e gentios congregados num só rebanho em torno de Si, o único Pastor: a revelação do Cristo ressuscitado, que é tudo em todos.